quarta-feira, 7 de março de 2018

"A MAIOR FLOR DO MUNDO" José Saramago - 4º ano



Habituado a escrever para gente crescida, José Saramago começa por dizer que não sabe escrever para os mais pequenos, mas tem uma ideia para uma história, mesmo com palavras difíceis (mas não muito), e não resiste: desata a contá-la. Como muitas outras histórias, também esta tem um menino que vivia aventuras que o levavam a percorrer muitos caminhos, a seguir um rio, a saltitar entre as árvores, a atravessar o mundo todo. Até que um dia descobriu uma flor já murcha, prestes a morrer, e é então que decide salvá-la e fazer dela a maior do mundo.






Aos meninos e meninas do 4º ano, acompanhados pela professora Célia, foi colocado o desafio deixado pelo autor: contar esta mesma história, mas mais simples, mais bela, através das palavras de uma criança.



Seguiu-se uma atividade completamente diferente daquilo a que estavam habituados: elaboração de uma banda desenhada com o auxílio de um site "make beliefs comix". Ouviram, primeiro, a explicação do professor Artur Dagge em relação aos passos que tinham que seguir para que tudo corresse bem, assim a internet colaborasse...



Muito entusiasmados lá iam construindo a sua história, escolhendo personagens, cenários e outros elementos necessários. Ficou combinado que numa próxima oportunidade veríamos as bandas desenhadas que estes grupos de alunos elaboraram com tanto afinco!





Sem comentários:

Enviar um comentário